Blog

Primeiro dia do Folkcom UEPB é marcado por manifestações da cultura po

28 Sep, 2017

Após apresentações de oficinas no turno da manhã, a primeira tarde de programação do XIV Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular contou com cordel, música, dança e muita cultura.

A abertura oficial do evento foi realizada no auditório II da Central de Integração Acadêmica, na UEPB e teve a apresentação musical do Trio Forró Show de Anildo Borel e Bibi da cidade de Campina Grande.

No local, uma biblioteca só de cordéis ficou disponível para o público ler e comprar as obras por um preço acessível.

Na ocasião, houve um debate sobre os “Desafios da Folkcomunicação e da Cultura Popular na Contemporaneidade”, com a professora do IFCE Maria de Lourdes Macena de Souza e que foi mediado pelo professor Luiz Custódio, organizador do evento.

A professora Maria de Lourdes falou sobre a importância de sempre colocar o nome de autoria no sentido cultural nos trabalhos que serão divulgados. Segundo a professora, a folkcomunicação tem a intenção de ajudar a dar essa autoria a esses grupos culturais pouco conhecidos e que usam a arte deles como anônimas.

Ainda na programação foi realizada a mesa redonda que teve como tema “Mestres do Saber e da Memória Popular” e contou com a presença da Professora da UEPB Ingrid Fechine, que apresentou seu trabalho de extensão sobre as rendeiras da Paraíba.

Além disso, a conhecida como a Diva da Música Negra Brasileira, Lia de Itamaracá, contou sua história e presenteou o público com sua voz em uma ciranda.

O evento também contou com a participação do presidente da associação de quadrilhas juninas, Lima Filho, que falou sobre a cultura dos grupos de quadrilhas, sua evolução e a transformação da cultura da quadrilha.

E para encerrar a primeira tarde de mesas redondas do Folkcom UEPB o Mestre sabiá, capoeirista, mostrou a história da capoeira, desde a época dos escravos até se tornar cultura popular.

A programação do Folkcom vai até a sexta-feira (29), e conta com mesas redondas, apresentações culturais, grupos de trabalhos, exposição fotográfica e lançamento de livros.

O evento é realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom).

1 Comentários
AGuaptininty
30 Mar, 2018
The ED due to that surgery could be either temporary or permanent. Thus, in the event the muscles inside the penile area are relaxed, more blood will enter in the penis and a bigger harder erection will occur.
https://www.cialissansordonnancefr24.com/acheter-cialis-angleterre/

Adicione um comentário

Anunciantes